BlindAid – Mapa Virtual aumenta autonomia de pessoas cegas ou com baixa visão


A deslocação das pessoas portadoras de deficiência visual em meios que lhes são desconhecidos, por vezes, torna-se em algo bastante complicado e até ameaçador.

No sentido de contrariar esta situação, o Dr. Orly Lahav da Universidade de Tel Aviv desenvolveu um software que poderá ser uma boa ajuda na locomoção das pessoas cegas.

Recorrendo a um dispositivo táctil 3D que utiliza mapas virtuais 3D baseados em mapas de ambientes do mundo real e um joystick, uma pessoa cega poderá “sentir”, previamente, o local aonde pretende ir.

Através de uma pré-exploração táctil do ambiente, o cego, terá uma visão prévia do trajecto a percorrer. Deste modo torna-se possível a elaboração de um mapa mental que o auxiliará no percurso real. Espaços que lhe eram desconhecidos tornam-se familiares traduzindo-se num aumento de controlo, confiança, segurança e autonomia.

O BlindAid transmite texturas para os dedos e pode distinguir várias superfícies, como azulejos, asfalto, calçadas e relvado. Como refere o Dr. Lahav, “Eles podem ’sentir’ os cruzamentos, prédios, caminhos e obstáculos com o joystick, e até mesmo navegar dentro de um Centro Comercial ou de um museu como o Louvre, num ambiente virtual, antes de sair para explorar por conta própria.”

Uma condição indispensável para utilizar o BlindAid é que o espaço a explorar esteja mapeado virtualmente o que é algo bem presente no nosso quotidiano.

Fonte: Medicalnewstoday

Subscreva o nosso Feed ou receba as notícias luztek por Email. Siga-nos no Twitter
É expressamente proibida a cópia integral deste artigo. Consulte a nossa Licença.

Enviar para: Twitter | Facebook | doMelhor |
Leia também:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s