Tecnologia permite que cegos possam ver através da língua


Grupo cientifico desenvolve tecnologia que permitirá a uma pessoa cega “ver” a forma, tamanho, localização e movimento de objectos utilizando a língua.

Denominada BrainPort, esta tecnologia, desenvolvida pela Wicab, é constituída por um par de óculos de sol com uma pequena câmara de vídeo, um comando e uma espécie de “chupeta” que se coloca sobre a língua.

Como funciona o BrainPort:

As imagens, captadas através de uma pequena câmara colocada nos óculos, são enviadas para um comando que as converte em impulsos eléctricos que, por sua vez, são transmitidos para a língua através de uma “chupeta” ligada ao comando por um fio. Por fim, as terminações nervosas da língua enviam os estímulos eléctricos ao cérebro. Com o treino os usuários tornam-se capazes de “ver”, ou seja, identificando os padrões de estímulos o que permitirá perceber os objectos e os seus movimentos.

Segundo os seus criadores, esta tecnologia não pretende ser substituta da bengala-branca ou cão-guia, mas sim, funcionar numa lógica de complementaridade.

Apesar de estar a aguardar a homologação pelas entidades oficiais americanas a sua comercialização estará para breve (final deste ano).

Fontes: Wicab, Daily Mail, Teknologeek

Subscreva o nosso Feed ou receba as notícias luztek por Email. Siga-nos no Twitter
É expressamente proibida a cópia integral deste artigo. Consulte a nossa Licença.

Enviar para: Twitter | Facebook | doMelhor |

Leia também:

Deixe um comentário