Volt – carro híbrido da GM com som de alerta aumenta segurança de pessoas cegas e com baixa visão


O emergente mercado dos carros eléctricos e híbridos representa um ganho ambiental assinalável, todavia, relativamente à segurança dos peões, em particular, dos portadores de deficiência visual, constitui um risco acrescido, devido à quase ausência de ruído emitido por estes veículos amigos do ambiente.

Associações de Cegos de todo o Mundo têm vindo a alertar para este problema de insegurança que representam os carros eléctricos e híbridos, apelando para uma resposta urgente por parte da Industria Automóvel.

Alguns passos estão a ser dados no sentido de facilitar a sinalização da presença e aproximação  destes  veículos silenciosos, por exemplo, a adopção de um dispositivo sonoro que replique o som de um automóvel a diesel ou a gasolina.

Nos USA,  a General Motors (GM), em colaboração com a National Federation of the Blind (NFB), está a desenvolver pesquisas de forma a dotar os carros ecológicos, nas versões eléctricas e híbridas, de sistemas de som de alerta para facilitar a sua detecção pelos cegos.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, o objectivo é o de identificar o tipo de som de alerta mais eficaz e menos perturbador possível para os peões, ou seja, aumentar a segurança e diminuir os níveis de poluição sonora que actualmente se verificam. O EV1 (Volt), primeiro carro eléctrico da GM, já deverá contar com um dispositivo de alerta para se fazer anunciar aos peões.

Os carros do futuro, cada vez mais próximo, para além do motor ecológico trarão consigo um dispositivo sonoro  de sinalização que representará um acréscimo de segurança para todos os transeuntes . O ambiente agradece e nós, também!

Fonte: Autoevolution

Subscreva o nosso Feed ou receba as notícias luztek por Email. Siga-nos no Twitter
É expressamente proibida a cópia integral deste artigo. Consulte a nossa Licença.

Enviar para: Twitter | Facebook | doMelhor |

Leia também:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s